domingo, 27 de novembro de 2016

Sistema de autofluxo que está em fase de testes no HCM. Foto: Divulgação
Sistema de autofluxo que está em fase de testes no HCM.
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou, nesta quinta-feira (24), testes com um sistema de autofluxo, que visa contribuir no tratamento de pacientes com problemas de insuficiência ventilatória pulmonar no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís.
Comandada pelo fisioterapeuta supervisor técnico das UTIs Gerais, Gustavo Santos, a equipe do HCM recebeu a visita de representante de uma empresa especializada em equipamentos hospitalares. Segundo o especialista, a tecnologia testada, por não ser invasiva, é menos agressiva ao organismo do paciente.
“Esse método de autofluxo é interessante, com relação a outros métodos de ventilação, porque não existe invasão no paciente, pode ficar por períodos prolongados e sendo possível reverter muitas doenças pulmonares”, explicou Gustavo Santos, ao mencionar a pneumonia e a crise asmática como exemplos de males tratáveis com auxílio do aparelho. No caso do HCM, a pessoa beneficiada pelo teste foi acometida por atelectasia (colapso total ou parcial na expansão pulmonar) e está em tratamento na UTI Geral do primeiro andar da instituição.
Mais agilidade
De acordo com a representante da empresa de equipamentos hospitalares, Illana Sousa, o sistema é destinado a tratar também indivíduos internados em enfermaria e pode possibilitar que as terapias de oxigênio sejam realizadas em períodos mais rápidos e com melhor custo-benefício. Illana afirma que o aparelho já foi testado na UTI do Hospital Presidente Vargas e, posteriormente, será submetido a aprovação no setor de oncologia do Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho.
O período de testes não tem um tempo determinado, ficando a duração a critério das equipes hospitalares supervisoras. A aprovação para futura utilização do sistema de modo definitivo depende da emissão de parecer positivo pelos profissionais do setor onde cada teste é feito. Caso se opte pela implantação, a solicitação deve ser demandada à Gerir, organização responsável pela gestão do HCM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário