sábado, 20 de agosto de 2016

Jovens percorrem as escadarias do Centro Histórico de São Luís. Foto: Divulgação
Jovens percorrem as escadarias do Centro Histórico de São Luís. Foto: Divulgação
Um grupo de 50 jovens estudantes do Centro de Ensino Médio Erasmo Dias, do bairro do Maiobão (Paço do Lumiar), tiveram a oportunidade de vivenciar, nesta quinta-feira (18), um dia inteiro de turismo educativo em São Luís, conhecendo mais sobre a história e visitando equipamentos culturais públicos da capital maranhense, que é considerada pelas Nações Unidas, Patrimônio Histórico da Humanidade.
A experiência única vivida pelos estudantes foi proporcionada pelo projeto “Tour Jovem Cidadão”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) em parceria com outras secretarias estaduais e municipais. O projeto tem como objetivo propiciar que os jovens tenham formação e empoderamento cultural, com o acesso a equipamentos culturais do estado, como museus, teatros, bibliotecas, etc.
O grupo de jovens do Maiobão iniciou as atividades do projeto pela manhã no colégio onde estudam, participando de uma palestra sobre o acervo histórico e cultural de São Luís. Após a palestra, os estudantes seguiram para a Biblioteca Benedito Leite, onde tiveram acesso ao grande acervo bibliográfico do espaço, com informações sobre técnicas de catalogação e conservação das obras mais antigas, entre outros conhecimentos referentes ao mundo literário.
Estudantes em vista ao Museu de Arte Sacra e ao Teatro Arthur Azevedo. Foto: Divulgação
Estudantes em vista ao Museu de Arte Sacra e ao Teatro Arthur Azevedo. Foto: Divulgação
No período da tarde, eles visitaram quatro espaços, começando pelo histórico Museu de Arte Sacra; no Cine Praia Grande, os jovens assistiram um documentário sobre a história e cultura de São Luís. Já no Teatro Arthur Azevedo, eles tiveram uma verdadeira aula de Arte em campo.
Aula que a estudante Beatriz Sudário, 19, disse ter sido o momento mais importante do dia de turismo educativo. A aluna do 3º ano do Ensino Médio conta que faz curso de teatro e que seu maior sonho é encenar uma peça teatral no Teatro Arthur Azevedo.
“Eu gostei de conhecer tudo. Cada local, especialmente os acervos de livros da biblioteca e do museu. Mas a visita ao teatro foi o que mais me marcou. Eu faço curso de teatro e meu maior sonho é atuar aqui. Então foi muito bom conhecer mais a história e a estrutura desse local. Estou maravilhada!” exclamou.
Já Kennedy Anderson, 15, ressaltou a importância de conhecer mais sobre a cultura e arquitetura maranhenses e deixou um convite para quem ainda não conhece. “Eu deixo aqui para quem ainda não conhece, que venha conhecer. Os de fora e os próprios maranhenses, venham visitar nosso Maranhão, pois temos muitas coisas bonitas que todos precisam conhecer”, comentou.
O tour foi finalizado com uma visita às instalações da Academia de Polícia do Maranhão, no Calhau, onde eles tiveram a oportunidade de conhecer equipamentos e técnicas policiais do sistema de segurança do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário