sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Policiais garantirão a tranquilidade nas eleições em São Luís. Foto: Divulgação
Policiais garantirão a tranquilidade nas eleições em São Luís. Foto: Divulgação
Áreas críticas da Grande Ilha contarão com policiamento reforçado a partir desta quinta-feira (27), para coibir ocorrências criminais e assegurar que as eleições deste domingo (30) ocorram, assim como no primeiro turno, com tranquilidade. Segundo informações da Polícia Militar, as operações têm caráter preventivo e visam garantir a tranquilidade do segundo turno em São Luís.
O esquema de segurança destas eleições será mais intenso, com a presença de 11 mil agentes na capital, onde 9,6 mil compõem o efetivo da PM e 1,5 mil são enviados das Forças Armadas. Desse contingente, 600 militares estarão dedicados para cobertura policial dos 264 locais de votação distribuídos nas nove zonas eleitorais de São Luís.
De acordo com o comandante de Policiamento de Área Metropolitana 1 (CPAM1), coronel Pedro Ribeiro, a polícia atuará com maior vigor em localidades consideradas críticas, como os bairros Alemanha, Pedra Caída, Divineia, Maracanã e Tibiri. “Nesses pontos nevrálgicos, vamos desenvolver algumas ações para prevenir qualquer situação que comprometa o bom andamento das eleições”, declarou.
Segundo Pedro Ribeiro, nessas localidades serão realizadas incursões policiais para combater novos ataques incendiários à ônibus e prédios públicos, como os ocorridos durante o primeiro turno eleitoral.
Em complemento às ações preventivas, serão instaladas barreiras policiais em ruas e avenidas, viaturas em paradas e terminais de transporte, policiamento no entorno de escolas, escolta policial a coletivos, entre outras operações. A expectativa é que o segundo turno transcorra com maior tranquilidade, tendo em vista a rápida resposta policial aos atentados, culminando na prisão de 120 suspeitos e transferência de 23 líderes criminosos para presídios federais.
Policiais garantirão a tranquilidade nas eleições em São Luís. Foto: Divulgação
Policiais garantirão a tranquilidade nas eleições em São Luís. Foto: Divulgação
Segurança nos coletivos
A garantia de transporte coletivo seguro é parte importante do esquema policial organizado para as eleições. Por isso, o reforço à segurança de coletivos estará assegurado, conforme explicado pelo supervisor operacional da PM, tenente coronel Frederico Beltrão.
“Vamos estar com um maior efetivo nas ruas, nos pontos finais e nas paradas de ônibus, executando as mesmas ações que fizemos para conter a onda de violência ocorrida em setembro. Vamos adotar todas as medidas necessárias para que a população possa ir votar e voltar para casa em segurança”, afirmou Beltrão.
Operação ‘Busca Implacável’
Por meio da Operação ‘Busca Implacável’, voltada para a prevenção de roubos e ataques a ônibus na Grande Ilha, houve uma redução de 28% dos assaltos a coletivos em setembro, em comparação ao mesmo mês no ano passado.
Mais de 100 equipes policiais compõem a ‘Busca Implacável’, resultando em uma média de 2 mil abordagens a ônibus por dia, onde os usuários são revistados, colaborando de forma preventiva para a inibição de crimes no transporte coletivo.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Hospital do Servidor está com obras avançadas. Foto: Divulgação


Hospital do Servidor está com obras avançadas. Foto: Divulgação
Na semana em que se comemora o Dia do Servidor Público os servidores do Estado têm muito a celebrar. Uma das ações do Governo do Maranhão mais festejadas pelo funcionalismo estadual é o investimento no setor da saúde, o que demonstra que a gestão não tem medido esforços para garantir mais qualidade de vida a todos que trabalham para transformar a realidade do Estado. Prova disso, é a construção do novo Hospital do Servidor, fruto de uma parceria entre as secretarias de Estado da Gestão e Previdência (Segep), da Saúde (SES) e da Infraestrutura (Sinfra).
O Hospital do Servidor conta com investimento de cerca de R$ 50 milhões. As obras seguem em ritmo acelerado, com as colunas de sustentação estabelecidas e construção avançada dos andares, o novo Centro Hospitalar dos servidores públicos está cada vez mais perto de sua entrega, marcada para o próximo ano.
A secretaria de Estado da Gestão e Previdência, Lílian Guimarães, avalia que a obra será de grande impacto para todos os 110 mil servidores, que atualmente compõem o quadro do Governo do Estado. “Trabalhamos para atender as necessidades dos nossos servidores e para valorizá-los cada vez mais. A obra é de grande importância para todos nós, pois, além de concreto e cimento, é feita com suor, amor e dedicação aos servidores públicos estaduais”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que a nova unidade hospitalar é uma grande conquista para todos os servidores estaduais. “O novo Hospital do Servidor é sem dúvida, uma grande conquista para a Saúde do servidor. Percebemos o cuidado do Governo do Maranhão com o funcionalismo público e estamos felizes em fazer parte desse novo momento da história do nosso Estado”, afirmou.
Estrutura
Com 120 leitos, mais 20 leitos de UTI numa infraestrutura moderna, o novo Hospital do Servidor terá mais de 12 mil m² de área construída. A unidade, que terá capacidade para atender 110 mil servidores estaduais, também contará com estrutura ambulatorial completa, reunindo consultórios médicos, oftalmológicos, odontológicos, unidades de terapia intensiva (UTI), urgência e emergência, com leitos de estabilização e observação para crianças e adultos.
Previsão
Até janeiro de 2018, os servidores públicos estaduais vão dispor de uma nova e exclusiva unidade de saúde, como parte das medidas do Governo do Maranhão para reestruturar o modelo de atenção à saúde do servidor público estadual.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Governador Flávio Dino e secretário Neto Evangelista entregam o Restaurante Popular da Cidade Olímpica reestruturado. Foto: Karlos Geromy/Secap
Governador Flávio Dino e secretário Neto Evangelista entregam o Restaurante Popular da Cidade Olímpica reestruturado. Foto: Karlos Geromy/Secap
A pequena Nileze Sofia, de 6 anos, era só animação na inauguração da expansão do Restaurante Popular da Cidade Olímpica, nesta terça-feira (18). “Ela não quer almoçar nem mais lá em casa, só quer comer aqui. Antes era muito calor, ficava comendo e suando. Agora, a gente vem do colégio e já almoça aqui”, relatou a mãe Nileze, Carla da Silva, ao governador Flávio Dino, na entrega do novo ambiente. Mas a menina tem motivos para isso, o Restaurante Popular agora tem espaço mais amplo e confortável, garantindo 1350 refeições no almoço e 625 no jantar, diariamente, por preço acessível.
Durante a cerimônia de inauguração, Flávio Dino foi bem recebido pela população, que lotou o novo Restaurante. Sob aplauso, ele destacou o esforço do Governo do Estado em entregar um espaço digno que assegure alimentação de qualidade para a pequena Sofia e para a comunidade da Cidade Olímpica e bairros adjacentes. “É uma reivindicação de enorme importância, esse restaurante era muito pequeno, não atendia a demanda da cidade olímpica e bairros vizinho. Nós fizemos um investimento e estamos mantendo esse equipamento de segurança alimentar e na verdade estamos ampliando essa rede. Nós já abrimos este ano seis novos restaurantes, temos mais três para abrir”, destacou o governador Flávio Dino.
Mantido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), o Restaurante Popular da Cidade Olímpica funciona de segunda a sexta-feira, com a refeição a R$ 2. E isto permanece igual, o que mudou mesmo foi a estrutura do espaço. O restaurante passou de 13, para 19 mesas com capacidade para 158 pessoas no total – com o fluxo chega a 1350 almoços e 625 jantares. Além disso, foi ampliada a área da lavanderia, construído um depósito de estoque para guardar descartáveis e foram feitos novos banheiros, com acessibilidade para pessoas com deficiência.
“Queria dizer da minha alegria de estar aqui hoje na Cidade Olímpica. Todos vocês eram usuários desse restaurante e conheciam a situação desse restaurante, a gente não tinha as condições necessárias para aplicar verdadeiramente a política de segurança alimentar e nutricional. E hoje com muita alegria a gente vem fazer a reinauguração da expansão do restaurante popular, para dar ainda mais dignidade, respeito e uma alimentação balanceada”, pontou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista.
Governador Flávio Dino e secretário Neto Evangelista entregam o Restaurante Popular da Cidade Olímpica reestruturado. Foto: Karlos Geromy/Secap
Governador Flávio Dino e secretário Neto Evangelista entregam o Restaurante Popular da Cidade Olímpica reestruturado. Foto: Karlos Geromy/Secap
Expansão
O governador Flávio Dino lembrou que o objetivo é melhorar a estrutura dos restaurantes já existentes e expandir a rede, chegando a várias cidades do Maranhão. “Vamos chegar, em apenas um ano, em uma capacidade muito maior, mais que o dobro do que já existia. E ao final do nosso governo vamos chegar a 42 equipamentos de segurança alimentar, que fornecem alimentação boa, saudável, balanceada, a um preço subsidiado pelo Governo do Estado, inclusive para melhorar a renda das famílias, porque na medida que elas podem se alimentar bem, a um preço bem pequeno, significa que aumenta a disponibilidade de renda para eles investirem em outras coisas que suas famílias precisam”, pontuou o governador.
Além das refeições, a partir do ano passado os restaurantes populares e cozinhas comunitárias passaram a funcionar de forma plena, como preconiza a Política da Segurança Alimentar e Nutricional. Na unidade da Cidade Olímpica, por exemplo, são ofertados o atendimento nutricional diariamente de forma gratuita e regularmente são realizadas oficinas gastronômicas, cursos de boas práticas e cursos através do Cozinha Brasil.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Governador Flávio Dino entrega 30 novas viaturas à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Governador Flávio Dino entrega 30 novas viaturas à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Depois de investir de forma efetiva, e alcançar resultados históricos nas áreas de segurança e ressocialização, no Sistema Penitenciário do Maranhão, o Governo do Estado, deu, na tarde desta quinta-feira (13), mais um importante passo na evolução da política carcerária maranhense. O governador Flávio Dino entregou 30 novas viaturas à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
A nova frota, composta por veículos Ford Eco Sport, modelo 2016, de cor branca; e adaptados com carceragem, e acessórios típicos, tais como: giroflex, sirene, e plotagem operacional; beneficiará todas as 23 unidades prisionais do interior. As novas viaturas também atenderão às atividades do Núcleo de Escolta e Custódia (NEC).
“A entrega dessas viaturas significa um investimento importante na logística do Sistema Penitenciário do Estado, sobretudo nesse momento de grande escassez econômica que nosso País atravessa. Sabemos que o Sistema Penitenciário é um enorme desafio, recebemos o sistema com inúmeras carências, desde carências infraestruturais, de vagas, de recursos humanos, até carências de ordem institucional de normativas, atos e protocolos que garantissem o pleno funcionamento do sistema. E estamos aqui com esse ato sublinhando o trabalho que temos feito para reverter todo esse cenário”, disse o governador Flávio Dino.
“Continuaremos a executar todas as medidas atinentes não somente ao Sistema Prisional, mas também na manutenção da ordem e na difusão da cultura de paz fora das unidades prisionais. A entrega destes equipamentos, aliada à tantas outras medidas que estão sendo executadas, tais como a ampliação de vagas no Sistema Penitenciário; a aplicação de medidas disciplinares e de aplicação da Lei; e a humanização da execução penal e a ampla difusão da cultura de paz serão continuadas para sejam ampliados os avanços que já conquistamos, assim tem sido e assim vai ser até o final do nosso governo”, completou ele.
Governador Flávio Dino entrega 30 novas viaturas à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Governador Flávio Dino entrega 30 novas viaturas à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Solenidade
A entrega das chaves das novas viaturas da Seap foi feita de forma simbólica ao titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade de Oliveira. O evento se deu, por volta das 16h30, na Praça Maria Aragão, Centro de São Luís-MA, e contou com a presença de servidores penitenciários, representantes da gestão estadual, e da própria sociedade.
O investimento do Governo do Estado na questão prisional tem sido reconhecida desde os primeiros meses de gestão, quando os quantitativos de fugas e mortes no Complexo Penitenciário de São Luís foram reduzidos em 75% e 100%, respectivamente. A entrega das novas viaturas, portanto, vai potencializar o trabalho dos mais de 3.500 agentes de segurança prisional, formados e capacitados, nos últimos meses.
“Essas 30 viaturas operacionais beneficiarão 23 municípios do interior do estado que careciam muito. Ao longo destes 21 meses, com todo o esforço e o investimento que temos feito no Sistema Prisional do Maranhão, temos a convicção de que, o nosso sistema será uma referência nacional”, disse o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Murilo de Andrade Oliveira.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Estado do Maranhao, forma mais uma tropa de elite no X Curso de Operações Aéreas - COA.




O Centro Tático Aéreo – CTA celebrou na tarde de ontem (06/10/2016), a conclusão do X Curso de Operações Aéreas - COA.
O referido curso possui uma metodologia de seleção que é considerada uma das mais difíceis do Brasil, pois ainda na seleção para os candidatos são submetidos a rigorosos testes físicos, teóricos, psicotécnicos, profissiográficos e de tiros táticos.
Inicialmente inscreveram-se mais de 100 candidatos, sendo que apenas 23 compareceram para dar início ao curso. Foram formados 15 novos “Falcões”, sendo 1 do Estado do Espírito Santo.
Durante 78 dias os alunos do X COA foram submetidos a instruções técnicas de abordagem policial nas mais diversas situações: armamento e tiro, técnicas e táticas de progressões, salvamento e resgate, atendimento pré - hospitalar tático, conhecimentos técnicos da aeronave e teoria de voo, operações aéreas policiais e de defesa civil.
Nessa edição foi adicionado no currículo, de forma inédita, um estágio de sobrevivência na selva, ministrado pelo 50° Batalhão de Infantaria da Selva do Exército Brasileiro da Cidade de Imperatriz - MA e outro de operações e sobrevivência na caatinga, ministrado pela Polícia Militar de Pernambuco - PE (CIOSAC).
Tudo isso com o propósito de qualificar Policiais Militares, Policiais Civis e Bombeiros Militares do Estado do Maranhão para comporem os quadro do CTA.
Esse investimento no Sistema de Segurança Pública se deu no sentido de cumprir as metas estipuladas pelo Governo do Estado. O Centro Tático Aéreo irá expandir sua área de atuação, levando mais segurança na Capital e  no interior do Estado sendo mais ágil em suas ações e com maior propriedade de êxito nas suas operações.
image
A solenidade de encerramento do X COA contou com a presença de autoridades Civis, Militares, Familiares dos formandos e com todo o efetivo do Centro Tático Aéreo.
População vai definir cursos oferecidos nas quatro novas unidades do Iema. Foto: Divulgação
População vai definir cursos oferecidos nas quatro novas unidades do Iema. Foto: Divulgação
Com o início das aulas previsto para o próximo ano, as quatro novas unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) terão as audiências públicas para escolha dos cursos realizadas este mês. As novas escolas funcionarão nos municípios de Axixá, São José de Ribamar, Coroatá e Timon e, além de considerar as vocações locais levantadas por especialistas em cada município, o Governo do Maranhão está promovendo audiências públicas, nas quais pais, estudantes, professores e a sociedade civil de uma forma geral participam e expõe demandas e lacunas educacionais ainda não atendidas pela formação técnica em cada região.
A iniciativa, tomada desde o início da implementação dos Iemas realizada no ano passado, é conduzida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e as audiências percorrem todos os municípios em que as unidades serão instaladas.
Em 2015, por exemplo, foram realizadas assembleias em municípios como São Luís, Bacabeira, Pindaré-Mirim, antes da instalação das chamadas unidades plenas – que oferecem o ensino médio e técnico em tempo integral. Já para as unidades vocacionais, que ofertam o ensino técnico, as audiências são realizadas periodicamente.
Em Bequimão, por exemplo, a estudante Mariane Pereira Cunha participou da audiência promovida pela Secti no mês de agosto deste ano e destacou a possibilidade de participar da escolha e também de cursar um curso técnico gratuitamente no município.
“A oferta de cursos técnicos pelo governo do Estado é muito importante para influenciar os jovens que não têm emprego e a gente poder dizer isso e escolher o que a gente quer fazer, o que precisamos, é muito importante. O Iema traz oportunidade de sermos melhores e como em Bequimão não tem nenhum instituto de ensino técnico veio a calhar, neste momento, pois tem muitos jovens se formando agora no ensino médio e que poderão ingressar nesta instituição, formar e empregar o que vai aprender aqui no município”, avaliou a estudante.
Este ano, o cronograma das audiências será iniciado pelo município de Axixá. Os trabalhos começam na segunda-feira (10), a partir das 14h, no auditório do Centro de Abastecimento, localizado na BR-402, Povoado Santa Rosa. Na terça-feira (11) acontecerá em São José de Ribamar, às 9h. Neste município, a audiência será no auditório do Iema, na Estrada de Panaquatira, Lote 01, Balneário Panaquatira.
Os trabalhos seguem dia 13 e 14, respectivamente, nos municípios de Coroatá e Timon. Em Coroatá, a audiência será às 14h, no auditório do Centro de Estudos Superiores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na Avenida da Bandeira, S/N°, bairro Americano – Centro. Em Timon, às 9h, no auditório do Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, Rua Maria Carlos da Silva, S/N°, Parque Piauí I.
Após as audiências, serão iniciados os editais para pessoal docente gestores e pessoal técnico que atuarão nas novas unidades do instituto. As novas unidades estão sendo construídas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) para serem inauguradas no início do próximo ano. Cada unidade oferecerá quatro turmas do 1ª ano com 40 alunos, o que contabiliza 640 alunos nas quatro unidades.
Mais informações sobre as audiências podem ser obtidas por meio do edital Secti nº 17/2016, disponível no site da Secti no endereço www.secti.ma.gov.br.