segunda-feira, 25 de julho de 2016

Governador Flávio Dino vistoria obras no Centro de São Luís e dialoga com comerciantes e populares. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Governador Flávio Dino vistoria obras no Centro de São Luís e dialoga com comerciantes e populares. Foto: Gilson Teixeira/Secap
O governador Flávio Dino visitou, na noite de sexta-feira (22), as ruas do Centro de São Luís que estão recebendo nova pavimentação, inclusas em mais uma fase do Programa ‘Mais Asfalto’. Ao conversar com moradores, comerciantes e trabalhadores da empresa responsável pelo asfaltamento das ruas na região, Flávio Dino reafirmou o impacto social e econômico que as obras do programa trazem para São Luís.
“O Programa foi implementado desde o ano passado em toda a ilha, e, agora, está numa nova fase, em parceria com a Prefeitura de São Luís. Nós escolhemos as ruas principais do Centro da cidade, exatamente para valorizar esse patrimônio, que é nosso, mas também é internacional, e estimular a atividade empresarial e comercial, valorizando vias que servem de tráfego para os clientes e usuários dos serviços aqui instalados. De modo que, essa recuperação do centro, tem importância urbanística, social e econômica para toda a cidade”, destacou o governador Flávio Dino.
Já em aproximadamente 150 municípios do estado, o ‘Mais Asfalto’ é realizado em parceria com as Prefeituras, ajudando-as a realizar o serviço que é de responsabilidade dos municípios e de grande importância para a população. Em São Luís, esta nova fase contará com investimentos de mais R$ 3,5 milhões.
No Centro, serão pavimentadas diversas ruas, dentre elas, a Avenida Magalhães de Almeida e as ruas de Santana, do Sol e da Paz. E as obras serão realizadas, segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, de modo a não prejudicar o cotidiano de quem transita na região. “O plano de trabalho prevê que os serviços sejam feitos à noite e aos fins de semana, de modo a não atrapalhar, durante o dia, o trânsito e o comércio. Nós temos um plano de trabalho que vai ser executado com o máximo de rapidez. As principais vias serão asfaltadas”, relatou o titular da Secretaria responsável pelo programa ‘Mais Asfalto’.
Governador Flávio Dino vistoria obras no Centro de São Luís e dialoga com comerciantes e populares. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Governador Flávio Dino vistoria obras no Centro de São Luís e dialoga com comerciantes e populares. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Flávio Dino ressaltou que, além do Centro, também estão incluídas na nova fase do ‘Mais Asfalto’, em São Luís, as avenidas Guaxenduba, Franceses e Holandeses.
Comércio, emprego e renda
Quem precisa estar todos os dias na Avenida Magalhães de Almeida já começa a ver a diferença. José Cutrim é subgerente de uma loja instalada na via, onde trabalha há 15 anos, e diz ser esta uma ação inédita. “Nunca tinha visto um programa de recapeamento dessa rua. É muito bom, estava precisando. Não só aqui, mas em outras ruas. As pessoas acabam não vindo por causa dos buracos. Vai melhorar até a renda”, opinou.
Durante a visita, o governador conheceu Ailton Pereira, 50 anos, que estava há algum tempo a procura de emprego, e, agora, está trabalhando no Programa, garantindo o sustento da família. “Ailton Pereira estava desempregado há um ano. Agora é vigia das máquinas na obra do ‘Mais Asfalto’ no Centro de São Luís”, disse o governador ao lado do mais novo empregado, ratificando que a iniciativa também serve para estimular a geração de emprego.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

O governador Flávio Dino participou da solenidade e enfatizou que a maior promoção da história da Polícia Militar. Foto: Nael Reis/Secap
O governador Flávio Dino participou da solenidade e enfatizou que a maior promoção da história da Polícia Militar. Foto: Nael Reis/Secap
O orgulho dos familiares e a felicidade estampada no rosto de milhares de policiais marcaram a solenidade de promoção de 1445 novos cabos e subtenentes, realizada no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) na noite desta terça-feira (19). A iniciativa é referente à Medida Provisória (MP) n° 223, publicada no Diário Oficial, no último dia 11, que reconheceu o empenho e valorizou praças da PM.
O governador Flávio Dino participou da solenidade e enfatizou que a maior promoção da história da Polícia Militar é um gesto de reconhecimento ocasionado por três importantes fatores: a diminuição de crimes violentos registrado em 2015 e seguido em 2016; a dedicação demonstrada nos momentos de maior dificuldade; e a trajetória de queda dos assaltos a banco no interior do Maranhão.
A iniciativa é referente à Medida Provisória (MP) n° 223, publicada no Diário Oficial, no último dia 11, que reconheceu o empenho e valorizou praças da PM. Foto: Nael Reis/Secap
A iniciativa é referente à Medida Provisória (MP) n° 223, publicada no Diário Oficial, no último dia 11, que reconheceu o empenho e valorizou praças da PM. Foto: Nael Reis/Secap
“Esse é o reconhecimento do mérito das polícias e o cumprimento de uma palavra que empenhei quando aqui estive aqui um dia após a minha posse: entreguem-me resultados que eu farei o máximo para a polícia ser reconhecida”, destacou. De acordo com Flávio Dino, mesmo em um quadro de aguda crise econômica, o Governo tem se empenhado em valorizar o funcionalismo público, dentre eles a atividade policial, com promoções e investimentos em equipamentos e espaços físicos que tornem o trabalho mais eficiente e humanizado.
O senhor Raimundo da Silva era um dos mais felizes durante a solenidade de promoção da PM. Visivelmente emocionado, ele viu dois de seus filhos subirem de patente e orgulhar toda a família. “É um prazer muito grande, porque a gente vê a batalha do dia a dia deles”, disse Raimundo.
Ramon Pereira da Silva, soldado há nove anos, finalmente foi promovido a cabo da Polícia Militar, e agradeceu o governador Flávio Dino por ver outros milhares de colegas sentindo a mesma emoção que a dele. “Antigamente as promoções demoravam muito mais tempo. Nesse quesito de valorização policial esse Governo não tem nem comparação com o outro, tanto na questão salarial, como na questão e equipamentos de trabalho está muito melhor agora”, relatou.
O governador Flávio Dino participou da solenidade e enfatizou que a maior promoção da história da Polícia Militar.  Foto: Nael Reis/Secap
O governador Flávio Dino participou da solenidade e enfatizou que a maior promoção da história da Polícia Militar. Foto: Nael Reis/Secap
A felicidade dobrada de Raimundo da Silva foi por também ver Clemilton Pereira da Silva, que tem 23 anos de PM, chegar ao cargo de 1º sargento. “Com muita honra agora eu fui promovido graças ao nosso governador que reconheceu o papel e o serviço da Polícia Militar. E isso nos deixa muito feliz, recebendo essa promoção ao lado da família, dos amigos. Ainda mais com meu irmão também tendo essa felicidade é muito gratificante”, destacou Clemilton.
O comandante-geral da PM, Coronel Pereira, explicou que o Governo, ao efetivar esse número representativo de promoções em um momento de crise, demonstra que acredita na instituição e faz justiça ao corrigir distorções do passado. “É um sonho e não há nada que faça um comandante mais feliz do que ver sua tropa e seus familiares felizes. O governador permite que os nossos policiais tenham ascensão profissional. E com certeza o resultado mais positivo vai ser nas ruas, no combate à criminalidade”, reiterou.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Governador Flávio Dino
Governador Flávio Dino
A oferta de transporte público e vias de acesso para a locomoção ao trabalho e lazer é um dos direitos básicos do cidadão. Nos grandes centros urbanos, esse tornou-se um direito condicionante de acesso a outros, como saúde e educação. Por isso, essa tem sido uma área prioritária para o Governo de Todos Nós, com investimentos em estradas e vias urbanas, além de inovações como o Expresso Metropolitano e o Travessia.
Desde o nosso primeiro ano de gestão, o Expresso Metropolitano funciona atendendo todos os municípios da Grande Ilha – Paço do Lumiar, Raposa, São José do Ribamar e São Luís. São 35 ônibus garantindo a viagem de 12 mil pessoas por dia. Os veículos são climatizados, com cadeiras estofadas, capacidade para até 70 passageiros, elevadores com plataforma para garantir acessibilidade e GPS para que o usuário acompanhe por aplicativo de celular o deslocamento do veículo até a parada. Tudo para que quem passe o dia trabalhando tenha condições de voltar para o seu lar com dignidade. Uma medida do sucesso desse serviço é que ele tem a aprovação de 92% dos usuários na Grande Ilha. Em maio, lancei o Expresso Metropolitano também na Região Tocantina. O serviço está interligando Imperatriz aos municípios de Senador La Rocque e João Lisboa, atendendo 3 mil passageiros por dia com o mesmo padrão de qualidade da Grande Ilha.
Outro serviço de transporte importante é o ferry boat, por onde passam 1,7 milhão de pessoas e 300 mil veículos. Por isso, estamos investindo constantemente em melhorias nos terminais de Cujupe e Ponta da Espera. Agora em julho, vamos entregar mais uma etapa de reformas na Ponta da Espera, com investimento de quase R$ 1 milhão para criação de área de vivência equipada com lanchonete, banheiros e fraldário, acesso seguro para pessoas com mobilidade reduzida e wi-fi. Também foram realizadas melhorias nas instalações de segurança, com pórtico e box para a Polícia Militar, câmeras e sistema de combate a incêndio. O próximo passo será remodelar o Terminal do Cujupe, com construção de novas passarelas. E teremos a licitação de novas empresas operadoras, visando a um serviço melhor nos próximos anos.
Alem de todos esses esforços para garantir o transporte de qualidade para milhões de maranhenses, acreditamos que devemos tratar com especial atenção os que mais precisam: justamente as pessoas com maior dificuldade de deslocamento. Foi o que fizemos com o Travessia – Transporte Especial Gratuito para a Pessoa com Deficiência, Usuária de Cadeira de Rodas. Esse programa oferece transporte gratuito, com capacidade para atender, por mês, até mil cadeirantes da Região Metropolitana de São Luís, das 8h às 20h, inclusive feriados. As pessoas têm o transporte na porta de casa, gratuitamente, para se deslocarem em casos de saúde, educação, trabalho e lazer. Este ano também vamos implantar o serviço em Imperatriz.
São mudanças que se ligam com as que estamos fazendo em hospitais e escolas, ampliando e melhorando a oferta de serviços públicos. A propósito, ontem foi um dia feliz, com a entrega de mais 10 escolas totalmente reformadas e qualificadas. Essas políticas são fruto do nosso compromisso em melhorar a vida dos maranhenses, investindo os recursos públicos em serviços diretos ao cidadão. Esse é o caminho maranhense para enfrentamento da crise, caminho este que hoje é reconhecido nacionalmente, graças a Deus. Avante.
Obras estão aceleradas e já começam a ser entregues agora em julhor pelo Governo. Foto: Erly Silva/Secap
Obras estão aceleradas e já começam a ser entregues agora em julhor pelo Governo. Foto: Erly Silva/Secap
A partir do final de julho começam a ser entregues os resultados das intervenções na Estrada do Araçagi (MA-203). As obras realizadas na rodovia estadual pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), envolvem investimentos de mais de R$ 33 milhões. No pacote, estão inclusas a construção do viaduto e readequações nas vias e no canteiro central, para integração com as Avenidas dos Holandeses e Litorânea, formando o Corredor Metropolitano.
O projeto do Corredor Metropolitano prevê maior mobilidade para o fluxo de veículos e segurança aos pedestres na região. A primeira etapa a ser entregue neste mês inclui a parte superior das obras, com a conclusão do viaduto no encontro da Estrada do Araçagi com a Estrada da Maioba, e a parte inferior, com o término do asfaltamento no trecho que dá acesso ao município de Raposa, além da readequação das pistas até a Estrada da Maioba.
Em setembro serão entregues as obras de estreitamento do canteiro central da Estrada do Araçagi, atualmente em fase de terraplanagem. Enquanto em dezembro, será a vez de concluir as obras da Avenida dos Holandeses na orla marítima, finalizando as melhorias de tráfego na região.
Iniciadas em 2014, as obras na Estrada do Araçagi só puderam ser retomadas em julho de 2015, após revisão do projeto, com o estreitamento do canteiro central e a remoção de postes de iluminação em alguns trechos, para a viabilização dos serviços. Para o projeto original, foram empenhados R$ 27 milhões, com previsão de aditivo em 25%, resultando em mais de R$ 33 milhões. Mesmo com a necessidade de mudanças no projeto inicial, o governo estadual irá concluir as obras dentro do orçamento.
Previsão do projeto
Obras estão aceleradas e já começam a ser entregues agora em julhor pelo Governo. Foto: Erly Silva/Secap
Obras estão aceleradas e já começam a ser entregues agora em julhor pelo Governo. Foto: Erly Silva/Secap
O adjunto de Obras Rodoviárias, Samuel Gonçalves, explicou que, conforme o projeto original, o canteiro central do Araçagi era largo para circulação de transporte público do tipo Bus Rapid Transit (BRT) – ou Transporte Rápido por Ônibus, em português –, mas trazia riscos. Com a revisão do projeto, a via para transporte coletivo foi remanejada para as extremidades da pista. “Da forma como estava previsto, o canteiro central trazia dificuldades para a circulação dos ônibus, em paralelo com a iluminação pública, e perigos para o pedestre na travessia até o transporte”, explicou Gonçalves.
Elaborado na gestão anterior, o projeto original também foi modificado para reduzir custos, diminuir impactos sociais e ser executado com maior celeridade. Para integração do corredor de BRTs do Araçagi até o Calhau, seria necessário realizar desapropriações na Avenida dos Holandeses para alargamento das vias, a fim de não prejudicar a fluidez de veículos na região. Mas por serem em uma área nobre, as desapropriações teriam elevado o custo financeiro ao erário público.
Reestruturação da Holandeses
A fim de melhorar o fluxo na Avenida dos Holandeses e comportar a inclusão dos BRTs, o projeto do Corredor Metropolitano envolve uma importante mudança na região: a implantação do sistema de tráfego binário. Segundo o secretário adjunto de Projetos da Sinfra, Jorge Kusaba, por meio desse sistema, o fluxo sentido Araçagi será através da Avenida Litorânea, com retorno pela Avenida dos Holandeses.
“Isso evita a questão das indenizações e promove a continuidade do transporte coletivo tipo BRT sem a necessidade de alargar a Avenida dos Holandeses”, explicou o adjunto de Projetos da Sinfra, Jorge Kusaba. Para a execução dessas intervenções, o Governo do Maranhão assinou contrato com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, em maio deste ano. Intitulado ‘Projeto de Reestruturação da Holandeses’, a obra será conduzida em nível estadual pela Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) e Sinfra.
“Quando todas essas obras estiverem concluídas, juntamente com a continuação da avenida Metropolitana, cujos trâmites o governo está conduzindo junto ao Ministério das Cidades, poderemos ver a importância dos benefícios que essas intervenções trarão à Grande Ilha, em termos de mobilidade urbana”, concluiu Kusaba.
Governador Flávio Dino foi entrevistado sobre a forma de gestão realizada para promover o desenvolvimento do Maranhão. Foto: Karlos Geromy/Secap
Governador Flávio Dino foi entrevistado sobre a forma de gestão realizada para promover o desenvolvimento do Maranhão. Foto: Karlos Geromy/Secap
O governador Flávio Dino foi o convidado da estreia do programa Resenha, da TV Difusora, no sábado (10), apresentado pelos jornalistas Jorge Vieira e Clodoaldo Corrêa. Na entrevista, o governador abordou assuntos estaduais e nacionais, falou sobre os programas do Governo do Estado, da ajuda aos municípios e de temas como a duplicação da BR-135 e o maior investimento no sistema educacional da história do Maranhão.
O primeiro assunto a ser abordado foi justamente a duplicação da BR-135, que se arrasta há mais de quatro anos causando transtornos e tragédias recorrentes. Para Flávio Dino, o Maranhão perdeu várias oportunidades no passado, e o serviço prestado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deixou muito a desejar. A rodovia, de responsabilidade do Governo Federal, é importante para a vida das pessoas e para a economia do estado.
Ele explicou que no início do ano, o Governo do Estado chegou a cogitar um convênio junto ao Governo Federal para assumir a obra, mas as tratativas não foram adiantes. Neste cenário, o governador assegurou que os órgãos estaduais vão fiscalizar o andamento das obras para garantir a duplicação aos maranhenses. “A providência que tomamos foi intensificar a fiscalização. Nós não podemos conviver com esses cenários de tragédias. Vamos mandar semanalmente uma equipe para acompanhar a evolução da obra”, informou.
Ainda no âmbito das rodovias, Flávio Dino explicou que o Governo está recuperando as MA’s, fiscalizando as BR’s e ajudando os municípios com a pavimentação das vias urbanas por meio do programa Mais Asfalto. “Já fizemos quase mil quilômetros em 131 municípios maranhenses. Esse é um programa muito bem sucedido em que nós também contribuímos para que as construtoras maranhenses e os trabalhadores possam trabalhar”, ressaltou.
Educação
O governador Flávio Dino também informou que o Estado está realizando o maior programa de investimento na educação da história do Maranhão, com a reconstrução de 60 escolas e mais de 200 em manutenção. Ele enfatizou que esta semana será inaugurada a primeira escola do programa de substituição de unidades de taipa e barro por estruturas de alvenaria, que vai ofertar um espaço digno para a educação de qualidade. “Esse é o maior programa educacional da história do Maranhão e é um programa também de apoio aos municípios”, ressaltou.
São Luís e Região Tocantina
Questionado pelos apresentadores, o governador destacou as várias ações implementadas nas duas regiões maiores regiões do estado: a Metropolitana de São Luís e a Tocantina. Flávio Dino citou que o Governo está com um volume muito grande de obras nas duas regiões. Ele informou que no próximo sábado (16) estará em Imperatriz para uma série de inaugurações, como a nova unidade do Viva, Casa da Gestante, Estrada do Arroz e a UPA do bairro São José.
Em São Luís, o governador citou a construção do Hospital da Criança, pavimentação de mais de 100 quilômetros de vias nos bairros da cidade, além das avenidas interbairros e da Praça da Lagoa. “Temos um programa continuado que vai prosseguir em parceria em todas as áreas”, reiterou.
O governador encerrou a entrevista explicando que as mudanças têm tempo e espaço para acontecer, mas, apesar das dificuldades que o país e o mundo atravessam, já há mudanças reais e concretas. “A Força Estadual de Saúde hoje atua nas 30 cidades mais pobres. As escolas estão sendo reformadas. O Bolsa Escola foi pago. Os servidores tiveram reajustes [com impacto positivo para a economia do estado] de quase R$ 500 milhões. Já temos mais policiais, mais viaturas, mais hospitais e mais leitos. Temos programas de enorme importância como o Água para Todos que tem dezenas de obras em todo o estado”, destacou.
Flávio Dino disse que qualquer órgão público hoje funciona melhor do que no passado. “Qualquer que seja o órgão, pode comparar um a um, qualquer órgão público que você chamar e comparar a realidade nós vamos encontrar em 2016 uma situação melhor do que em 2014. Esse é até um desafio que eu faço, vamos comparar, sentir o caminho da mudança, sentir que a mudança é real e está acontecendo e ela vai resultar em um Maranhão melhor para todos nós”, afirmou o governador.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Governador Flávio Dino e presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, debatem ações referentes ao fortalecimento da advocacia. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Governador Flávio Dino e presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, debatem ações referentes ao fortalecimento da advocacia. Foto: Gilson Teixeira/Secap
O governador Flávio Dino se reuniu, na tarde desta terça-feira (5), no Palácio dos Leões, com o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, e com o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, para tratar sobre os pleitos da entidade no Maranhão. Na pauta do encontro, temas referentes ao fortalecimento da advocacia e demandas que envolvem os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
A reunião com os membros da OAB faz parte da política de interlocução e diálogo do Governo do Estado, que tem como objetivo alcançar soluções construídas e debatidas coletivamente. O governador agradeceu a presença dos membros da OAB e enfatizou que as questões apresentadas serão analisadas e resolvidas conjuntamente. “Reunião muito importante com essa entidade tão representativa que é a OAB. Recebemos os pleitos da advocacia e daremos resolutividade às demandas”, enfatizou Flávio Dino.
Para o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, a conversa foi extremamente produtiva e deu encaminhamentos concretos a assuntos importantes para o fortalecimento da advocacia. “Trouxemos ao Governo do Estado algumas ponderações, algumas reflexões, e algumas temas que sabemos que são de difícil resolução imediata porque depende também de orçamento, mas temas importantíssimos e de interesse da sociedade brasileira, não só da advocacia”, informou.
Claudio Lamachia explicou que o diálogo para reflexão de temas como precatórios, honorários dos advogados dativos e fortalecimento da advocacia é essencial para os avanços nesses assuntos. “Saímos daqui com uma ótima impressão, evoluímos muito nessas reflexões, o governador foi extremamente aberto nas ponderações que foram feitas pela OAB e é isso que nós queremos”, elogiou.
Reunião no Palácio dos Leões teve a participação de membros da OAB, conselheiros federais, representantes da Associação Nacional dos Procuradores e secretários de Estado. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Reunião no Palácio dos Leões teve a participação de membros da OAB, conselheiros federais, representantes da Associação Nacional dos Procuradores e secretários de Estado. Foto: Gilson Teixeira/Secap
O presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, classificou a reunião como produtiva para a apresentação de temas que são relevantes para a advocacia do estado e enfatizou o compromisso do governador Flávio Dino em atender os pleitos apresentados. “A relevância desses temas e os avanços que a gente de certa forma conseguiu vai, com certeza, impactar de forma positiva, dentro do possível, tanto para advocacia quanto para a sociedade maranhense”, reiterou.
O presidente da OAB/MA realçou ainda que a entidade, como líder, tem a função de apresentar as reclamações não só dos advogados, mas de toda a sociedade civil, e o Governo do Estado, hoje, ouve e atende as reivindicações apresentadas. “Nós temos tido uma interlocução, um diálogo próximo não só com o governador, mas com os seus secretários. A Ordem tem sido bem recebida em suas reivindicações, temos sido ouvidos, acho que isso é importante”, destacou Thiago Diaz.
Também participaram da reunião o secretário de Governo, Antônio Nunes; o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Estado, Marcelo Terto; o presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Maranhão, Augusto Brandão; e os conselheiros Federais do Maranhão, Charles Dias e Luiz Augusto Guterres Filho; além de outros representantes da seccional da OAB/MA.
Governador Flávio Dino durante entrega de novas viaturas que integram as ações previstas no Pacto pela Paz. Foto: Karlos Geromy/Secap
Governador Flávio Dino durante entrega de novas viaturas que integram as ações previstas no Pacto pela Paz.
Patrulhamento nas ruas e ações preventivas nas escolas e comunidades. Essas são as frentes de combate da Polícia Militar para redução da criminalidade nos bairros da Região Metropolitana de São Luís. As ações de repressão, potencializadas com o aumento no efetivo policial e aquisição de novas viaturas, aliadas a abordagem preventiva, conduzida pela polícia comunitária, fazem parte das diretrizes do Pacto pela Paz, criado pelo Governo do Maranhão.
Em um ano e meio, o Governo do Estado aumentou o efetivo em mais de 1.500 novos policiais e já adquiriu 300 novas viaturas e 100 motocicletas. Para o comandante do Comando do Policiamento de Área Metropolitana 1 (CPAM1), coronel Pedro Ribeiro, o reforço potencializou a atuação policial nos bairros, principalmente no combate aos assaltos, modalidade de crime que mais incomoda a população atualmente.
Segundo o comandante do CPAM1, os bons resultados obtidos no enfrentamento ao tráfico de drogas e aos assaltos a ônibus levaram a criminalidade a migrar de atividade, realizando mais assaltos a bordo de motocicletas. Em virtude disso, a Polícia Militar tem trabalhado para coibir os motoqueiros assaltantes, realizando ações pontuais de patrulhamento nos bairros.
“A reclamação nos bairros é no amanhecer, quando as pessoas se dirigem às paradas de ônibus e são assaltadas. Então, a Polícia Militar está fazendo ações pontuais no combate aos assaltantes que usam motos”, explicou o coronel Pedro Ribeiro. Segundo ele, as ações pontuais consistem na intensificação do patrulhamento, por meio de viaturas, nas áreas com maior ocorrência de assaltos, a exemplo da zona rural.
De acordo com o comandante do CPAM1, coronel Pedro Ribeiro, a Polícia Militar também tem atuado de forma estratégica, com equipes em viaturas posicionadas nas principais rotatórias de avenidas da Grande Ilha. “Ao ligar para o telefone 190, a população tem uma viatura de prontidão no seu bairro, para solucionar quaisquer ocorrências”, ressaltou o coronel.
Resultados
Como resultado do policiamento nas ruas, o coronel Pedro Ribeiro destacou o aumento no número de apreensões de armas e captura de suspeitos. No ano passado, a polícia apreendeu 1.113 armas de fogo e, no primeiro semestre deste ano, foram apreendidas 600 armas de fogo. Em 2015, cerca de 800 pessoas foram presas e, na primeira metade de 2016, esse dado cresceu para mais de 1 mil. “Esses dados revelam que nós estamos apreendendo armas e prendendo criminosos”, frisou o coronel Pedro Ribeiro.
Ações preventivas
Em outra frente de combate, a polícia tem atuado de forma preventiva, realizando palestras, cursos e capacitações em escolas e comunidades. As ações preventivas são conduzidas por policias militares do Comando de Segurança Comunitária (CSC), em toda a região metropolitana e no interior do estado.
Segundo o comandante da CSC, o tenente-coronel Diniz Batista Vasconcelos, as ações consistem em palestras sobre prevenção ao uso de drogas e combate à violência nas escolas, além de cursos e capacitações nas comunidades, em parceria com instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão(Fiema).
Pacto pela Paz
Ações de Segurança Pública voltadas para a redução dos índices de violência e divulgação da cultura de paz fazem parte do Pacto pela Paz, criado pelo governador Flávio Dino, por meio da Lei N° 10.387. Além do poder público estadual, o Pacto pela Paz reúne esforços de entidades da sociedade civil e cidadãos em geral.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Screen-Shot-2016-05-02-at-2.50.33-PM
Governador Flávio Dino
A construção civil é um setor de enorme importância econômica e social no Maranhão, por movimentar centenas de empresas e milhares de empregos. Essa é uma das razões pelas quais tenho me dedicado tão intensamente a um alto número de obras sendo iniciadas, concluídas e inauguradas, apesar da escassez financeira vigente no país.
São centenas de obras em ruas, estradas, hospitais, escolas e praças. Com essas intervenções, cidadãos de todas as regiões já passaram a ter acesso a mais benefícios, para melhorar as suas vidas. Para dimensionar essas mudanças, basta pensar nas pessoas com acesso facilitado às suas casas e estas com menos poeira, ou lembrar-se dos alunos mais motivados em escolas reformadas. E muitos outros benefícios: novas unidades do VIVA para acesso a direitos civis e sociais; hospitais regionais de alta complexidade; poços e sistemas de água; praças para lazer e qualidade de vida nas cidades.
Em nossa Ilha, a título de exemplo, cito dois grandes sonhos da população, que estamos agora concretizando. As intervenções na região do Parque Vitória e na Forquilha são obras de verdade, com drenagem, feitas para durar. Já fizemos na Ilha cerca de 150 quilômetros de asfalto, abrangendo bairros populosos como os da área Itaqui-Bacanga, Coroadinho e Cidade Operária, em parceria com a prefeitura. Sempre sublinho que o Programa Mais Asfalto é um jeito de ajudar os municípios na execução de uma tarefa que a eles compete, cabendo ao Governo do Estado um papel complementar. Cumprindo essa função, o Mais Asfalto já chegou a 130 cidades, e até o fim do nosso mandato estará nos 217 municípios.
No tocante às estradas, temos mais de 1.000 quilômetros executados no nosso governo, aí computando obras concluídas, obras em andamento e recuperações de pavimentação. Como exemplo, convido a todos para acompanharem a revolução que estamos fazendo no Sudeste do Maranhão, com obras ligando municípios como São Francisco, Barão de Grajaú, São João dos Patos, Passagem Franca, Buriti Bravo, Lagoa do Mato, indo até o povoado Baú, já em Caxias.
Na área da saúde, temos dezenas de construções e reformas. Desse conjunto, menciono o Hospital da Criança, em convênio com a prefeitura de São Luís, e o novo Hospital dos Servidores do Estado, duas obras grandiosas que estão em execução na Avenida dos Franceses e atrás do Hospital Carlos Macieira.
Também investimos em espaços de lazer e convivência comunitária, pois isso ajuda a ter pessoas mais saudáveis e felizes. Me alegro muito quando vejo a revolução urbana que a praça da cidade de Matões causou, ou visito a Praça da Lagoa repleta de crianças brincando ao ar livre. Várias cidades serão beneficiadas com novos equipamentos urbanos, a exemplo da nova Beira-Rio de Imperatriz, presente para a região tocantina que vamos começar a executar agora em julho.
E tudo isso que aqui destaquei é uma pequena parte do enorme acervo de obras que temos hoje, sob a coordenação da minha valente e determinada equipe. Quem ler esse artigo, talvez se pergunte por que essas coisas boas não aparecem em algumas televisões. Ou por que alguns insistem em somente derramar amargura, em críticas rancorosas, vendo até “bois tristes” onde só houve festa. Trata-se de ótimas perguntas, bem ilustrativas sobre a demarcação entre os vários campos políticos no Maranhão, em torno da contradição essencial: de um lado, os que querem e constroem mudanças; do outro lado, os que lamentam a perda de privilégios pessoais, ou que se dizem “desiludidos” com nosso governo porque eu não aceito a formação de novos coronéis e castas. Afinal, fui eleito para defender os interesses dos indefesos, dos esquecidos, dos invisíveis. Assim tem sido, e assim será.
Governador Flávio Dino e secretário Clayton Noleto durante inspeção às obras do novo Hospital do Servidor. Fotos: Jorge Ribeiro/Sinfra
Governador Flávio Dino e secretário Clayton Noleto durante inspeção às obras do novo Hospital do Servidor. Fotos: Jorge Ribeiro/Sinfra
Desde o início da gestão, o governador Flávio Dino tem direcionado investimentos para a melhoria do atendimento na área da saúde em todo o Maranhão. Atualmente, existem 12 obras em andamento, entre construção e reforma de hospitais, em diferentes regiões do estado, beneficiando milhares de maranhenses. Dentre as obras está a construção do Hospital do Servidor, em São Luís; o Hospital Macrorregional em Imperatriz; além da reforma e ampliação de outras unidades.
Obras no Hospital do Servidor estão em ritmo acelerado. Fotos: Jorge Ribeiro/Sinfra
Obras no Hospital do Servidor estão em ritmo acelerado. Fotos: Jorge Ribeiro/Sinfra
Em São Luís, o novo Hospital do Servidor possibilitará um incremento do atendimento médico aos servidores públicos, proporcionando avanços na área da saúde e também na valorização do servidor. Executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), a construção do prédio foi iniciada em 2015 e a conclusão está prevista para dezembro de 2017. O Hospital do Servidor está sendo construído próximo ao Hospital Carlos Macieira, em São Luís, e representa um investimento de R$ 49.917.415,27, com 12.613,31 m² de área construída.
O Hospital do Servidor será dotado de equipamentos com alta tecnologia em diversas especialidades médicas. No ambulatório, os servidores terão à disposição 40 consultórios para atendimento médico e odontológico. Para a realização de exames, haverá 10 salas específicas para exames de raios-x, tomografia, coleta de amostras para análises em laboratório, endoscopia e colonoscopia, ECG, ecocardiograma, mamografia, ultrassonografia e teste ergométrico.
O novo hospital terá 108 leitos de internação geral, 20 leitos de UTI, quatro leitos de isolamento, além de quatro salas de cirurgia (duas médias e duas grandes). Nos serviços de urgência e emergência, serão dois leitos de estabilização, seis leitos infantis de observação e 12 adultos. A estrutura contará, ainda, com cozinha para produção de 700 refeições diárias, refeitório para 64 comensais, lavanderia com capacidade para 712 kg de roupa/dia, depósito de medicamentos, farmácia, laboratório de análises clínicas, setor administrativo, duas salas de aula e auditório.
Outras unidades
Hospital Macrorregional de Imperatriz está com 90% das obras concluídas. Fotos: Jorge Ribeiro/Sinfra
Hospital Macrorregional de Imperatriz está com 90% das obras concluídas. Fotos: Jorge Ribeiro/Sinfra
Em Imperatriz, o Hospital Macrorregional terá 122 leitos e está com 90% das obras concluídas. A inauguração está marcada para o mês de agosto deste ano e o investimento na obra corresponde a R$ 21.612.455,95. O hospital deverá atender mais de um milhão de maranhenses de 37 municípios da Região Tocantina e áreas vizinhas.
Outras unidades em construção estão localizadas nos municípios de Chapadinha (hospital regional de 50 leitos); Lago da Pedra (hospital de 40 leitos); Colinas (40 leitos) e Brejo de Areia (20 leitos).
Reforma e ampliação
Em Bacabal, a reforma e ampliação do Hospital Laura Vasconcelos já está em fase de conclusão, com 80% dos serviços realizados, um investimento de R$ 8.953.052,15. O hospital terá 50 leitos e a expectativa de atender 260 mil pessoas da cidade e de municípios vizinhos. Também estão em obras de reforma e ampliação o Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz; o Hospital Macrorregional Alarico Nunes Pacheco (100 leitos), em Timon; e os hospitais de Santa Luzia do Paruá, Carutapera (50 leitos) e Capinzal do Norte (40 leitos).
Hospital Macrorregional de Imperatriz está com 90% das obras concluídas. Fotos: Jorge Ribeiro/Sinfra
Hospital Macrorregional de Imperatriz está com 90% das obras concluídas. Fotos: Jorge Ribeiro/Sinfra